Calendário Amigável  

CANAL ABERTO

 

Quantas calorias você está realmente queimando??-

  Extraído de artigo publicado por Amby Burfoot - na ed. de setembro de 2005 da revista Runner's World  

 

 

 

Se você pensa que correr e caminhar queimam a mesma quantidade
de calorias por km, é melhor você deixar de lado aquele biscoitinho

 

Uma "verdade" amplamente divulgada, repetida e aceita pela maioria dos corredores é que caminhar e correr queimam o mesmo número de calorias por km, pois ambas as atividades requerem mover o mesmo peso pela mesma distância, realizando portanto o mesmo trabalho (conforme disse Sir Isaac Newton).

Os corredores sempre ouviram dizer que correr queima cerca de 100 calorias por milha, ou, mais precisamente, 1 caloria por kg de peso por km percorrido (caminhando ou correndo).

Uma pesquisa recente contraria essa verdade. Conforme artigo publicado em dezembro de 2004 no "Medicine & Science in Sports & Exercise", jornal oficial do "American College of Sports Medicine", um grupo de pesquisadores da Universidade de Siracusa mediu a quantidade real de calorias queimadas por homens e mulheres ao correr e caminhar 1600 metros.

Resultado: Os homens queimaram uma média de 124 calorias correndo e apenas 88 caminhando, as mulheres queimaram 105 e 74 (Os homens queimaram mais do que as mulheres por pesarem mais).

Este resultado indica 40% a mais de calorias queimadas correndo do que caminhando a mesma distância.

Uma possível explicação de porque os resultados diferem da interpretação simplista da leis de Movimento de Newton é que caminhar e correr não são atividades tão comparáveis quanto se imagina. Correr envolve saltar continuamente de um pé para o outro, elevando e abaixando o centro de gravidade do corpo em cada passada, o que requer grande quantidade de força newtoniana para vencer a força da gravidade.

Os números acima se referem à "Queima Total de Calorias" durante o exercício. Muito mais relevante é a "Queima Líquida de Calorias", obtida subtraindo-se da Queima Total as calorias referentes ao metabolismo basal, isto é, aquelas calorias que seu corpo teria queimado durante o mesmo tempo se você tivesse permanecido em repouso num sofá.

Graças aos pesquisadores de Siracusa nós agora sabemos que a queima líquida de calorias correndo (6 min/km) é duas vezes maior do que caminhando (12 min/km). Considerando-se que, num determinado tempo, você percorre, correndo, o dobro da distância que você percorreria caminhando, podemos dizer que correr queima quatro vezes mais calorias por hora do que caminhar.

 

Você pode usar as fórmulas abaixo para determinar a quantidade de calorias queimadas enquanto correndo e caminhando. Calorias líquidas significam o total de calorias queimadas menos o metabolismo basal. Os cientistas consideram esta a melhor maneira de avaliar a queima de calorias em qualquer exercício.

 
Calorias Totais / km
Calorias Líquidas / km
Corrida
1.0 x peso (em kg)
0.86 x peso
Caminhada
0.72 x peso
0.41 x peso

Adaptado de "Energy Expenditure of Walking and Running", Medicine & Science in Sport & Exercise, Cameron et al, Dez. 2004.

Obs: Amby Burfoot, autor do artigo na RW, fez ele mesmo um teste correndo e caminhando na mesma velocidade, em diferentes velocidades. Concluiu que acima de 8 km por hora (ou 7min30 por km) caminhar é mais desgastante do que correr e queima mais calorias do que correr na mesma velocidade.

Como diz David Swain, Ph. D. em fisiologia do Exercício e diretor do "Wellness Institute and Research Center" da Old Dominium University, "a nova pesquisa não significa que caminhar queima agora menos calorias do que antes. Significa apenas que os caminhantes precisam caminhar um pouco mais ou comer um pouco menos para atingirem seus objetivos de peso."

 

O experiente maratonista mid-pack Nick Feranso considera caminhar e correr duas excelentes formas de exercício aeróbico:

"Para quem não é aficionado em corridas, caminhar é um excelente exercício. Acho que mesmo os corredores poderiam, para variar, correr de vez em quando - uma vez por ano."

 

 
VOLTAR